quinta-feira, 31 de julho de 2025

As Aventuras do Velho Kei-xinho - Nascido em 31/07/1965 - Lembranças de suas memórias - Ao Amigo!

- Qualquer Semelhança é Mera Coincidência!

Ao amigo...


Meus pais nos levaram a residir em Niterói em 1974, abril, e, como evangélicos, fomos para a IBF.


No ano seguinte, apareceu um adolescente meio esquisitão, magrelo, branquelo (naquela época não era bulling), cabelo carancolado castanho espalhado e queixudo.


Logo a turma já o apelidou carinhosamente de Kei-xinho.


Não podiam colocar o de Queixo, porque o E. Negão era o Kei-xo da parada!


Ambos se trataram logo de irmãos e riam muito disso tudo pois ficavam um acarinhando o queixo protuberante do outro!


Nossa geração foi bem travessa e muitos faziam o que era errado com maior facilidade que outros. A grande maioria por sinal.


E quem muito vigiava e sofria com isso era o Pastor IMF. Um senhor já com seus 60 e poucos anos, 1,50m, mas muito enérgico e de uma palavra sempre apropriadamente certeira! Uma verdadeira benção para nós!


Crescemos num ambiente de Igreja muito saudável e tivemos professores de vida diferentes. Muito diferentes.


Enquanto ele vivia no meio da molecada travessa demais, eu já me sentia melhor com o grupo de jovens, com um pouco mais de 5 anos de diferença, isso desde os meus 13 anos. O que me dava certa vantagem era o tamanho, pois já estava com mais de 1,76m neste tempo. (Tenho que falar de mim para se entender o encontro e a amizade lá na frente, já com nossos 23 anos de idade)


E assim fomos conhecendo a todos, nos aproximando de uns e nos afastando de outros como é natural em qualquer sociedade.


A aproximação era sempre maior! Ressalta-se.


Mas em 1981, o que me faz lembrar com maior destaque, foi a tentativas da Comissão de Retiro daquele ano em não convidar e tratar o maior segredo da história da IBF que era o de esconder do nosso Kei-xinho que haveria Retiro em Cachoeiras de Macacu, já que no anterior não houve Retiro justamente pelas encrencas causadas por tantas travessuras e desobediências. E o Pastor já idoso tendo que lidar com mais aquele problema. Principalmente pelo número de pessoas que sempre era superior a 200 num dos Colégios Municipais da Cidade e justamente próximo ao Centro.


Mas temos que voltar ao ano de 1978, meu primeiro Retiro, num Colégio próximo a Fábrica antiga de Doces e Mariolas, na descida ao lado do Fórum Antigo da Cidade.


Lá também já havia um arteiro, já com seus 25 anos que insistia em ir aos Retiros, mas era um estrangeiro velho, já que só aparecia nesta época. Por isso, ficavam logo na maior vigilância!


Na primeira noite... no segundo quarto (sala de aula) a direita, a 00:00h, coberto por um lençol branco, levanta Moisés, um negro de olhos verdes, e começa a cantar a cérebre música do "Caqui!" -


"Eu volteiiiii!

Voltei para ficarrrrr!

Porque Ka Kiiiii!

Caquiiiiii é o meu lugarrrrr!"


A gargalhada não ecoou por apenas um quarto (sala de aula)! Foram 4 salas com 20 pessoas em cada uma!


E aí veio o estopim com o Pastor indo direto ao quarto em que se encontrava o "alvo" e bem alto exclamou de pronto, mesmo Moisés coberto pelo lençol branco e disse: 


"MOISÉSssss!!! Você está EXPULSO DO RETIRO! Arrume suas coisas e desça! Você vai dormir no mesmo quarto que o meu!"


Moisés nada pode falar sobre! Apenas arrumou suas coisas e desceu para novo dormitório!


O recordista, esse era o mérito do estrangeiro Moisés. Certamente contou essa história por anos!


Mas retornando a 1981... num sábado antes do carnaval, estava eu à porta do primeiro de quatro ônibus que nos levaria ao local do Retiro.


Quem vem direto a mim, e olha que nessa época não conversávamos tanto assim, e me perguntou:

"Esse ônibus vai pra onde?"


Como se ele não soubesse!


Eu ri e já tinha notado que estava com a tradicional mochila de acampamento.


Ao que falei: "Ué... você não vai ao retiro?!"


Ele riu e perguntou, e fomos dialogando:

"Vocês vão pro Retiro? Que retiro?" - Perguntou Kei-xinho

"Vamos pro lugar que falaram para você não saber!" - Respondi


E aí... veio logo a Comissão querendo saber o que ele estava fazendo ali e ele alegou querer uma carona pra Cachoeiras de Macacu, pois passaria seu retiro por lá em outro lugar incerto e não sabido!


Deram carona pro irmão, é claro!


Mas a turma gostava muito de uma música e pediram a ele, um autodidata, para tocar algumas músicas. Ao que ele disse não poder fazer de pé!


Logo arrumaram um lugar para ele e lá vai ele! Feliz, sentado, tocando e rindo.


Ao chegarmos ao local... lá vai ele... primeiro a descer do ônibus, partiu para as salas reservada - Masculinos, e já armou o seu ponto e desceu para tomar o café!


E assim... ficou tranquilão, como se tivesse inscrito e gozando de todos os direitos de quem pagou!


Na primeira noite... já armou confusão com L depois de uma briga de sapatos! Voavam como baratas em festas!


E lá foi ele a armar, como sempre! Saiu e logo depois retornou!


Foi direto para L e disse: "Agora entendi porque você está noivo de L…"


E L, o noivo, gritou já meio zangado: "Porquê?!"


Respondeu Kei-xinho: "Rapá...!!! Fui lá no outro andar e vi L de beib...l! Estava maravilhosa!!!" (Mas ele não havia subido ao terceiro piso e muito menos visto alguém - era o reservados as jovens - foi apenas uma forma de provocar L que tinha o pavio curto demais e era um dos membros da Comissão!)


INSTAURADO O CAOS!!!

L desesperado partiu pra cima de Kei-xinho. A turma do deixa disso FOI RÁPIDO E EFICIENTE - entrou em ação e os ânimos após muita DIPLOMACIA se acalmaram!


Foi então... que os membros do quarto resolveram por ideia de gênio-arteiro do Kei-xinho, estabelecer uma armadilha para pegar quem invadisse o ambiente. Para isso, encheram um balde cheio de água suja e colocaram bem na porta, equilibradamente!


Numa das confusões de novo, o Pastor foi saber o que houve! E ao empurrar a porta o balde despencou, sendo seguro pelas mãos firmes do Pastor, já que não havia dado um passo à frente. O que seria uma tragédia!


Logo o Pastor fitou os olhos no Kei-xinho... e disse:

"Henri..kêeeee!!! Está expulso do Retiro!"


E não eram nem 23h ainda. Batendo assim o recorde de Moisés que ensaiou isso por mais de 5 anos!


Kei-xinho teve que levar seus pertences para a Kombi, onde dormiu junto ao Pastor.


"Veja Henri...kêeee! Tenho que deixar a irmã T para tomar conta de você!" Dá-le sermão!!!


Às 2 da madruga... não satisfeito, Kei-xinho pega a pasta de dentes, passa um pouco em seu próprio rosto e espreme o restante no couro desnudo de cabelos do Pastor que era calvo! Deitou-se e esperou a reação!


A Kombi estava toda fechada!


O Pastor dá uma levantada repentina e exclama: 

"Henri...kêeeee!!!" 


Kei-xinho levanta, passa a mão na pasta no rosto e exclama... 

"Etâ Pastor!!! Essa turma não perdoa ninguém!!!"


- Observação necessária - 01: Vocês não estão imaginando que o Pastor caiu nessa conversinha, não é?


Assim que amanheceu, queridão de todos - C.M. vem até Kei-xinho, o acorda e diz: 

"Kei-xinho! Arrume-se, tome café e vá embora!"


Kei-xinho olha para ele e sem titubear pergunta: 

"E o dinheiro que paguei do Retiro? Assim não!!!" Exclamou!


C.M. pego de surpresa com a reação, meteu a mão na cart..., pegou o .$.. .


- Observação necessária - 02: Tínhamos apenas 15 anos de idade com muita irresponsabilidade! Não nos condene, porque ele em seus dias de jovem-adulto, tirava até a roupa do corpo para ajudar alguém! Compensando suas travessuras! (Minha impressão pessoal)


- Observação necessária - 03: Toda história contada várias vezes, pode conter um pouco mais de pimenta, mesmo que não tem existido a tal pimenta! É como a licença poética!


Kei-xinho todo feliz... sai do local de retiro e vai para a casa do caseiro da IB de Cachoeiras, a PIB e não a Central. Chegando lá, conversou com ele e sua esposa, contando suas estrepolias e sendo amado pelos dois desde outros retiros, ficou com a chave da sala de jovens, onde colocou o colchonete e sua velha mochila. De quebra ainda ganhou: café da manhã, almoço, café da tarde e janta! (Pessoas maravilhosas diga-se de passagem)


Então... estávamos no rio Valério nos banhando e lá vem Kei-xinho e mergulha e logo vai se em turmando de novo! hahahahaha


E a Comissão tenta de tudo quanto é jeito aconselhar os adolescentes e jovens a ignorar a presença dele. Mas a turma era muita unida!


E assim, à noite, lá vem Kei-xinho com a Bíblia debaixo do braço para assistir ao Culto.


Comissão reclama, Pastor olha e nada diz... afinal - como negar a alguém que ouça a Palavra?


Lá vai Kei-xinho de novo! kkkkk


E após o Culto, conversas, bate papos de grupos e futebol ou volei!


E lá vai ele jogar bola! kkkkk


Bem... 23h chegou e agora era o inevitável... expulso!!!


Dia seguinte... lá vem Kei-xinho de novo! kkkk


Culto da manhã, ele junto... banho no rio e ele junto, Culto da noite e ele junto, futebol ou vôlei e ele junto! Até o horário da nova expulsão!


Mas, num desses dias, o travesso entra na gaiatice máxima e lá vem ele, no meio de um grupo de festejo carnavalesco, "Bloco das Piranhas", e ele do outro lado da rua, percebendo que as "meninas" jovens estavam lá no terceiro andar assistindo, resolveu adentrar no meio do bloco, na maior cara de pau, e ficar de frente para ela e olhando para cima com os dedos indicadores assinalando que estava marchando com o grupo! Logo, a revolta se fez, e foram chamar o Pastor! O Pastor de baixa estatura, ficou nas olhando pelas grades vazadas que cercavam o Colégio e tentando localizar o alvo! E as "meninas" apontando e ele nada de ver. E lá no meio o "sambeiro"! Então ele se esquivou, saiu pelo outro lado e foi em direção ao Centro da Cidade. E como só elas viram... e o Pastor não, esqueceram de estabelecer uma Comissão de Disciplina.


Mas anoiteceu... e lá estava o “sambeiro” tipo gringo, quer dizer, o Kei-xinho!


Bem... terminou o retiro sem incidentes, quem estava na fila do ônibus para retornar? Ele!!! Di grátis novamente!!!


É ou não é uma figura recordista?


--------------------Passaram-se os anos--------------------


Servimos o Quartel do Exército no ano de 1984, mas em unidades diferentes.


Eu fui para o Terceiro BI em Venda da Cruz-SG e ele para o Forte Imbuí.


Lá ele pode exercitar tudo que aprendera fora pela vida na Teixeira de Freitas, no Colégio Hilário Franco ou Henrique Lage mais tarde, mas principalmente na PIB Fonseca.


Tirando os tiros que deu no Iate de Roberto Carlos por invadir área militar ou por fugir dos serviços diários ou armar para não tirar serviços de fins de semana... até fugir do Hospital Central do Exército para uma cirurgia arriscada para a sua protuberante mandíbula!


Pois é! Ele fugiu, mas não sem antes, para conseguir a pretensa cirurgia, usou o nome de um tio General, que não era seu tio na verdade! kkkkk


Esse Soldado Manhães não era fácil mesmo!


Assim o General Manhães o livrou, sem saber é claro, de muitas enrascadas que poderiam o levar a meses numa prisão ou em detenções sucessivas.


Quanto aos tiros no iate invasor... se livrou porque o Oficial perguntou-lhe quantos disparos havia dado. Como disse apenas um, de aviso. O Oficial pegou o fuzil e descarregou na direção da embarcação invasora! E pela conduta em defesa do Quartel, o soldado Manhães recebeu elogios em Boletim Interno! E o melhor? Dia de dispensa! hahahaha


Se isso é verdade? Não sei... mas que era engraçado na época... Já que invasores são sempre um risco as unidades militares.


E só tivemos contato novamente em 1988.


Numa noite, por volta das 20h estava ele na Praça Fonseca Portela sentado e ao me ver, levantou-se e veio em minha direção. Sorrindo como sempre, parecia estar aliviado. kkkk


Me perguntou se podia dormir na casa de meus pais aqui no Boqueirão em Rio Bonito.


Eu logo perguntei: "O que houve?!"


Então ele contou a história: 

"Fui expulso da casa do pai de minha namorada!" Continuou - "Eu dormi muito bem! Quando deu 5h da manhã, me levantei e fazia muito calor. O quarto ficava nos fundos da casa principal. Então pensei em tomar um banho na piscina e fui do jeito que dormi! Quando abri a porta e levantei os braços, percebi na porta do outro lado fechada e ao lado dela uma pessoa sentada na cadeira com um copo de café nas mãos! Era o pai da Mina! Ele gritou logo: "Que porra é essa!!!!" E então... me expulsou da casa! Então não posso dormir lá, mas posso namorar!" E riu! kkkkkka


Bem, combinamos a hora que eu retornaria e aí fomos chegamos a casa de meus pais. Papai olhou pra ele que falou logo: 

"Oh Peixinho!"

Nunca falou Kei-xinho. Papai deu aulas para ele no Henrique Lage, Barreto. E aí lá vem história! Nem preciso dizer o quanto meu pai zoneou com ele! kkkkk


E assim, iniciamos uma nova e longa amizade!


* NOTA 01: São muitas as histórias do amigo CH. Mas essa em especial, seria a que teria contado em seu velório e que a turma da amada PIB do Fonseca em Niterói - desejava ouvir de alguém entre os mais próximos ao irmão e amigo Kei-xinho!

Infelizmente, eu estava ainda me recuperando da segunda cirurgia e não pude ir me despedir pessoalmente.


* NOTA 02: Devemos lembrar do longo trabalho do Pastor IMF em todo seu ministério. Sua luta e suas vitórias em Cristo, já que conseguiu moldar um percentual gigante de pessoas que não se perderam e outras que foram recuperadas ao longo de suas vidas. Isso porque as mensagens preparadas durante os seus longos dias, ecoaram e ainda ecoam em muitas vidas que ajudou sendo veículo do Senhor a alcançar vidas e proporcionar as mudanças que só Espírito Santo pode efetivamente produzir!

* NOTA 03: Não se esqueçam o contexto de época e o modo de vida na Região abrangente do Fonseca em Niterói e no processo pós-liberdade jovem dos fins dos anos 60. E com isso tudo, as novidades e as descobertas, além das dificuldades impostos ao País durante mais de 100 anos já na época e mais as novidades para adolescentes e jovens no período das Discotecas e da liberdade sexual. Era um período louco de transformações. Seguramente, as Igrejas tiveram além de grandes revoluções, melhores músicas e conjuntos, melhores intercambios e tudo com maior intensidade. Ainda assim tendo que fazer seu papel de cuidar e amparar todos os tipos de pessoas que buscavam ajuda! E fomos bem amparados!

--------------------OBSERVAÇÃO PRINCIPAL-------------------
O presente texto só serve para a memória dos que viveram aquele momento da história ou que ouviram suas histórias e contos. Aos demais, dificilmente entenderam o contexto regional e a forma de vida e seus desafios no tempo! abçs

terça-feira, 22 de julho de 2025

O Regime Militar Brasileiro foi de Esquerda Trostikista! Falha histórica para uma Narrativa falsa e mentirosa - Fake News é coisa velha!

 

- Sempre mentiram a nós escondendo que a Esquerda sempre foi dividida entre ela mesma e seus interesses que vão da UTOPIA até a doença da DISTOPIA.

- A verdade fática é que o interesse de qualquer Esquerda no mundo é simplesmente o Poder pelo Poder! Trazindo: FASCISMO

- Não foi diferente com a narrativa sobre o NAZISMO! Chega-se ao ponto de escreverem de tal forma que até a I.A. tenham dificuldade em reconhecer que o Nazismo jamais foi operação de Direita!
- Negam Escritos pelo grande espoente genocida e anti-semita Hitler. Que se descreveu exatamente como um Socialista!
- Negam o Estatuto do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores da Alemanha, que em todo seu contexto é copiado pelo Partido dos Trabalhadores - PT no Brasil!
- Negam até o período de maior crescimento da Escola de Frankfurt!
- Ao Final Convenção e Pacto - Direitos Humanos


  

    

  

 












CONVENÇÃO AMERICANA DE DIREITOS HUMANOS (1969)* (PACTO DE SAN JOSÉ DA COSTA RICA)


Declaração Universal dos Direitos Humanos - 1948


DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS Adotada e proclamada pela resolução 217 A (III) da Assembléia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948