Estes dias venho pensando sobre o tema que me veio a mente...
A Lei fala de Ativos e Passivos - trata o agente público como Passivo, até que o STF mudou esta triste história, quando José Dirceu do Punho Cerrado, então agente público - servidor, figurou como ativo!
A lei deveria dizer que ativo é quem age de forma ativa independente da função que exerça no ato!
Mas desejo pensar no que acontece nas eleições... um bando de passivo! No meu entender são ativos!
Quem? O povo que fica como prostituta aguardando que lhes ofereçam o prêmio por seu ato sexual!
Exatamente quanto a prostituir-se não ser crime, sendo tal o financiador, o famoso cafetão ou facilitador de vida, este sim é o criminoso e deve ser combatido segundo a lei!
Mas espere... se há prática de um, com submissão ou não, é certa?
Bem... ao que tudo indica sim, mas não é! Por isso não se pune quem recebe a grana nas eleições de forma contundentemente severa!
É uma prostituição moral aceita pela sociedade ou pelos fiscalizadores e aplicadores da lei???
Esta questão se mostra no tempo e a ação na mente!
Em termos gerais... o passivo é ativo no tempo! O passivo é ativo no tempo!
Não tempo integral, mas no lapso!
Mostra-se uma demência momentânea de 99%... 100% seria um absurdo inenarrável... mas... 99% é explicável!
Não posso buscar parâmetros em países com norte diferente... há um problema... até lá não há mais 20% de demência... os números são outros...
Mas é fácil explicar a mente criminosa... muito fácil... mas vou fazê-lo atrás da análise que fiz da vida de um amigo pessoal... infelizmente... ele foi afetado por esta prática, ainda que em outro âmbito... mas foi!
Muitas das vezes... a coisa é imperceptível!
Uma série de combinações trás a luz a combinação do mau e do mal para vencer! Simples assim!
Então, pense da seguinte forma...
1- Você tem seu trabalho e quer investir na carreira política e é um sujeito que não aceita dinheiro para campanha... então, se desfaz de alguns materiais ou equipamentos de trabalho para cobrir gastos de campanha... não consegue ajudadores ou financiadores de um sonho comum de ajudar seu Município... então não alcança êxito e aqueles que te abraçavam, não o fazem como antes... agora já sabem o quanto você rendeu em votos!
Pergunta 1... Te darão algo em troca? Te darão chances futuras de melhorar? Te darão cargo que reflita uma esperança futura eletiva ou de cargo maior?
Obs. 1... Serão que não te abraçarão com cargo mínimo e te manterão ali... acorrentado e sobrevivendo para garantir a "lealdade"???
Pense bem... ou asa e azar ou sorte grande de garantia futura???
2- Você não faz parte do contexto.. apenas do pre-texto... explico... você tem ideologia contra um grupo que te quer, mas que na verdade precisa de você para agregar... então... você é um mal necessário... então não importa o que você fale, desde que fale dos outros e diga que está com quem te estende a mão! "Se há algo de errado quero ser o primeiro a saber! No meu governo não pactuo com erros!" E então... você conta se o alinhado, aquele que é o ouvido e porta-voz está em esquema, sabendo que este suja a mão tanto quanto seu mandatário???
A pergunta 2, demonstra que não é só o que parece ser, mas, muito além do que se imagina!
Poderia passar horas traçando os diversos caminhos da corrupção em qualquer empresa... pública ou privada... era minha especialidade... mas conclusivamente... se alguém engendra algo a nível sistemático em gestão corruptiva é para neutralizar e manter o sistema com andar mínimo mas, navegando no tempo, até que se conclua e se tenha certeza que nada será passível de auditagem... uma garantia para garantir um favor futuro!
Pescou isso? Falarei sobre moeda de troca na política nacional em breve...
Nenhum comentário:
Postar um comentário