domingo, 22 de janeiro de 2023

Tri-Analogia: Construtoras, Prefeituras e Lojas Americanas - o desprezo pela Contabilidade!

Em uma análise simples e fácil, notaremos que o desprezo a Contabilidade por parte de Empresários, Prefeitos e até de Auditorias Independentes forma um contexto de aberrações e cujos envolvidos apenas ignoram as verdade da Informação Profissional ou não sabem de sua utilidade verdadeira!


Ao se observar, atentamente, as declarações do então CEO das Lojas Americanas ao falar de  um acúmulo indevido ou inapropriado de valores e encargos bancários onde não deveria estar, nitidamente, chegamos ao cúmulo do absurdo de não se ter a chamada Conciliação Bancária e outros métodos em Contas de Ajustes previstas em Lei, bem como, na Contabilidade aceita mundialmente!

Estas declarações no início do mês de janeiro/2023, pegou bolsas de valores e aplicadores com as calças nas mãos e com um problema de 20 bilhões ou 40 bilhões de reais!

Daí a pergunta... onde estão os responsáveis pela Contabilidade? Como os Auditores avaliaram contas inchadas sem analisar seus motivos e consequências?

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 

Assim também, são as Construtoras de Imóveis, que possuindo Contabilidade com Centro de Custos e se sujeitam as normas infra ou de certa forma ilegais quando aplicadas anteriormente a análise da Contabilidade que é de obrigação da Auditoria Fiscal Federal realizada pela RFB!

Preferem se sujeitar a aplicação imediata da infração com a confissão que sua contabilidade é uma bosta e que é sonegador, assim assinando um termo e se sujeitando a Aferição Indireta que nada mais é que a aplicação do  mínimo de 70% do Custo Previdência da Construção, como forma punitiva preventiva para se obter o CND!

Daí a pergunta... para que possuem contabilidade com centro de custos?

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 

Então chegamos as Prefeituras, que possuindo Secretaria de Saúde, relegam trabalhos a empresas privadas e outras ONG´s para gerir seu serviços e pessoas!

Bora pra Contabilidade? Bem... todos recebem pelos serviços de administração de serviços e de pessoas, e para tanto, dão gastos para o Erário Municipal! Correto?

Pois bem... como pode uma Prefeitura nomear seu secretário de saúde que não dá conta do trabalho e que deveria formar um equipe para tal de servidores para a continuidade dos trabalhos; ao invés de reduzir os custos para que a Prefeitura honre com o compromisso Patronal do seu Instituto de Previdência, mas joga dinheiro em uma empresa para só aumentar a dívida com redução clara do Fundo Previdenciário, trazendo insegurança para os futuros aposentados; e de quebra não fazer concurso público, até o limite de quebrar o Município!

Nenhum comentário:

Postar um comentário