quinta-feira, 31 de outubro de 2024

RPPS PARA LEIGOS - Exemplo Prático: Rio Bonito-RJ - IPREVIRB

- ÚNICO PASSO: Nunca acredite, jamais, acredite num Administrador que diga que é necessário aumentar o efetivo de Concursados para aumentar a Receita do Instituto ou do Fundo Previdenciário!

    O Cálculo é muito simples!

    A Legislação Federal e/ou Municipais vão, observando a maior delas, ditar basicamente a mesma regra prática, para que se posso Estudar e Avaliar Contábil, Financeira e Atuarialmente a Situação do Fundo Previdenciário, bem como, o Saldo Contábil que prevê e é reconhecido como Cálculo Atuarial Futuro!

    Porque, o aumento de Servidores não ajuda ao Instituto no Pagamento dos Aposentados atuais?

       É muito simples isso!

        Coloque-se no lugar do servidor ainda ativo que é retido todos os meses para no futuro ter um FUNDO ou uma Poupança Previdenciária, que garanta sua aposentadoria! Daí, vê que a Administração do Fundo, está destinando o seu dinheiro para pagar aos que já fizeram isso antes de você!!!

        Isso, por si só, não mexe com seu cérebro?

        Não te incomoda?

        Mas se incomodou, não precisar retornar e ler novamente. Sigamos!

        Bem... agora você já pode imaginar como isso mecheu com o que é seu.

        Correto?!

      Daí, você começa a se perguntar, porque isso está acontecendo, já que você vem fazendo sua parte!

        Então você procura na Legislação e descobre que a Prefeitura não contribui com o PATROCÍNIO, leia-se PATRONAL também, e que isso, vem dificultando ainda mais e tornando o Fundo inviável e o Instituto Insolvente por não conseguir arcar em pagar a quem já contribui com sua poupança mensal denominada RETENÇÃO!

        Então, cabe você questionar isso!

        Mas, não o faz ao longo de muitos anos... mais de 20 anos!

        É aí que você acorda e descobre que seu Fundo Previdenciário não tem 700 milhões de reais e isso tendo usado o seu dinheiro para pagar a quem já pagou antes!!!

    Coisa de louco? Uma loucura?

    Cuidado... pode piorar!

    Piora quando o Executivo, não quer parcelar e logo, não quer pagar as dívidas mensais acumuladas, num calote "eterno" e dificultando a vida dos Servidores Ativos no futuro e os Aposentados bem atualmente e projetados há mais de 20 anos!

    Então a perguntaa chave é: QUANTO MAIS SERVIDORES NOVOS, ISSO É MELHOR PARA O INSTITUTO???

    Seria, se a Legislação fosse cumprida!

    Não sendo observada e cumprida, a única coisa que irá ocorrer é a Dívida Aumentar mais ainda, pois o Patrocínio cresce do mesmo modo e os Ativos só vão pagar a quem já se aposentou e ao final, nada terão de Fundo Previdenciário para garantir a sua existência como Aposentado!

    Um círculo desvirtuoso e danoso demais para quem acha que no serviço público há garantias até depois da partida deste mundo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário