sábado, 26 de dezembro de 2020

Peixe! Porque sou contra PISCINÃO em Rio Bonito e ao longo dos Município até a Baia de Guanabara?

 Tenho 7 Projetos para meu Município de Rio Bonito!

Comentei anos atrás com um amigo apenas 1. Ele ficou encantado!

Não é complicado entender sobre Administração Pública ou Privada!

Há grandes lições a se retirar de uma Agenda 21, onde as maiores mentes entendem a necessidade de participação do Setor Privado, Público e a Sociedade em qualquer processo que venham a beneficiar ou causar danos ou problemas a todos!

É um gigantesco COMPLIANCE público! Cercar-se de garantias Socio-Ambientais é dar garantias futuras de não precisar desfazer ou dormir com um monstro a porta de suas casas!

PISCINÃO! Odeio essa ideia! Não as pessoas que acham isso a solução! Dizem que em São Paulo ajudou muito! Alguém em sã consciência acha isso mesmo? Ou será que foi apenas um golpe paliativo político?!

Então vamos ao que interessa verdadeiramente!

Solução para o curso trancoso das águas de nosso Município!

Primeiramente, importante entender a topografia de nossa Cidade!

Rio Bonito possui uma reta principal e possui vários entrocamentos que freiam a correnteza principal, causando acúmulos e danos aos vítimados pelos transbordos! Além disso temos vários locais que são alagados por falta de espaço para escoamentos! Apesar de se perguntar sobre piscinão, como essas chegarão lá é essencial!

1) Na minha visão nada humilde, cada telhado tem sua responsabilidade social!

2) Cada terreno tem suas responsabilidade social!

Ao invés de se contruir algo gastando bilhões... me lembrou o COMPERJ! Seria mais producente reutilizar o que a natureza no dá de graça duas ou três vezes ao ano!

Usar recursos naturais que seriam desperdiçados é usar todo a Ciência Ambiental em favor da Sociedade!

Revelarei gratuitamente este Projeto de forma sintética com o intuito de ajudar nossos Munícipes, que nosso Prefeito Eleito pensa em resolver ou dar solução ao problema!

Faça um estudo sobre a quantidade de chuva na Região e a capacidade de retenção por metro quadrado de telhados!

Quanto isso representaria em número de Caixas d´águas ou cisternas?

Primeiro passo dado! Ao longo do Rio principal que corta a cidade, construa áreas de recuo das águas como sistema de freio inteligente e redução de volume de imediato; Nos encontros de Rios, use a inclinação para que não haja desentendimento na junção! Não havendo luta, fluí-se e mais área de redução! Com áreas de redução e mais a obrigatoriedade de caixas d´água ou cisternas, haverá uma redução considerável do que seria recebido pelos Rios!

A água reservada, poderá ser usada em limpezas, filtrada, usada em piscinas ou uso doméstico em geral! Além de incremetar-se a agricultura urbana residencial sem aditivos químicos!

Há muito mais... mas por hora é só uma amostra do que pode ser pensado, repensado, estudado e colocado em prática em prol da Sociedade!

Copiado por outros Municípios, senão, pela própria população, o que já reduziria no impacto de recebimento de altos volumes que atingem no geral ao menos favorecido!

Isso é uma obrigação de todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário