quinta-feira, 26 de maio de 2022

Gestão ou Gerenciamento?!

Na década de 80, ainda aos 19 anos, comecei a ler um livro de Contabilidade Gerencial de Horngren, Charles Tomas - que com efeito, cuidava dos relatórios gerenciais com muito cuidado e direcionamento!

A palavra Gerência dominou as décadas de 90 e 2000 com muita intensidade. Necessidades de aprimoramento começaram a permear as Universidades e principalmente as Empresas Privadas e já a partir dos anos 2000 as Empresas Públicas.

Historicamente, os Órgãos Públicos e Empresas Públicas sempre foram carentes e sempre se socorreram de Empresas Privadas Especializadas em legislação e aplicação da lei (há diferenças).

De vez em quando, era roubados alguns assessores para suprimir as deficiências, até hoje existentes nestes Organismos Públicos.

O caráter gerencial seja privado ou público teve seu modelo ultrapassado, face ao rolo compressor da fértil indústria mundial e o crescente desenvolvimento de sistemas para gerir recursos cada vez maiores e melhores.

Será que aqui nasceu a Gestão?

Se analisarmos o padrão Brasil? Sim!

Se for o USA ou Inglês ou Alemão? Não!

Mas falando de Brasil, não há como negar que chegou a hora de mudar e olhar a Informação como Sistema de Informação!

Não há como negar que chegou a hora de olhar todo o conjunto do Empreendimento, setor por setor, pessoal por pessoal, produto por produto, cliente por cliente, e a satisfação e rendimento financeiro - ganhos e perdas - superávit ou déficit - lucro ou prejuízo!

Entra  em ação a profissão e o profissional em Gestão Empresarial! Um conjunto na Obra!
Isso é possível? Isso é verdadeiro? Isso se tornou real?

......................................
Por anos analisei movimentos contábeis de diversas Construtoras, industria sempre complicada, mas é gosto, prazer e satisfação! Nota-se que na composição destas havia diretores tratando do financeiro, outros do legal e outros do operacional na realização física do empreendimento. Abaixo destes haviam gerentes tratando do mesmo assunto e abaixo destes funcionários auxiliares, fazendo a mesma coisa. No meio do caminho, apareciam despachantes e advogados especialistas e sempre havia um problema amargo ou outro. Negócio é negócio... amadorismo acrescenta despesas e até prejuízos!
Sempre visei o negócio! Resultado do seguinte... você perderá tanto no caminho atual, eu te dou o resultado de tanto retirando o prejuízo do negócio de forma legal! Questões de aplicação da lei! Ali residia o negócio mais favorável! Ocorre que sempre havia algum diretor ou gerente, querendo desfazer o negócio alegando que seu método era o correto!
Durante tantos anos com resultados positivos, meus trabalhos foram necessários até aquela conclusão, pensavam que eu havia dado o "pulo do gato", iam, sem conhecer a lei e grande parte destas empresas com seu sistema arcaíco, fracassaram e morreram!
.....................................
Em gestão, não se pode supor! Certeza é o que se busca! Erros todos cometem, mas desconhecer o erro é um perigo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário